Comunicado e Nota de Esclarecimento aos profissionais da radiologia sobre a COVID-19

CORONAVÍRUS

As autoridades nacionais e internacionais de saúde oficializaram o estado de pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, circunstância que coloca os trabalhadores da saúde como peças fundamentais para o controle da situação. Neste momento, pedimos aos nossos Profissionais das Técnicas Radiológicas, que estão na linha de frente e vigilantes nessa batalha, prudência e serenidade para lidar com o público contaminado e com os demais pacientes, que ainda carecem da nossa assistência.

Diante do quadro alarmante, o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia – CRTR 17ª Região – reforça a necessidade de os profissionais da Radiologia e a população seguirem à risca as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segue a orientação:

No atendimento, especialmente, a casos suspeitos e confirmados:

☢ Realizar higiene adequada das mãos, respeitando os cinco momentos de higienização:

1 – antes de contato com o paciente;
2 – antes da realização de procedimento;
3 – após risco de exposição a fluidos biológicos;
4 – após contato com o paciente;
5 – após contato com áreas próximas à pessoa, mesmo que não tenha tocado, cuidado direta ou indiretamente da pessoa.

☢ Além dos Equipamentos de Proteção individual (EPIs) relacionados à exposição à radiação, o profissional da Radiologia, em contato com casos suspeitos ou confirmados, deve usar: protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/avental/ jaleco, máscara N95 ou equivalente – não havendo disponibilidade, é obrigatório o uso da máscara cirúrgica.

☢ Realize a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência pelos pacientes e pelos profissionais;

☢ Troque o aperto de mão, os abraços e beijos para uma saudação à distância. Não é falta de educação, apenas uma cultura preventiva e humanizada.

☢ Cuidados com os EPIs.

Enquanto estiver em uso, evite tocar em máscaras; remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não toque na frente, mas remova sempre por trás); após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara ou luvas usadas, deve-se realizar a higiene das mãos; substitua as máscaras usadas por uma nova máscara limpa e seca assim que esta tornar-se úmida; não reutilize máscaras ou luvas descartáveis.

Atenção: não se deve circular pelo serviço de saúde utilizando os EPIs. Estes devem ser imediatamente removidos após a saída do ambiente controlado.

Desde o primeiro atendimento, a pessoa com suspeita de novo coronavírus deve utilizar máscara cirúrgica.

Vale destacar ainda que, de acordo com a OMS, os idosos são mais suscetíveis à infecção do coronavírus. Entram no grupo de risco também as pessoas com pressão sanguínea alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer e diabetes. A automedicação não é uma estratégia viável para combater o vírus.

Acima de tudo, o CRTR 17ª Região tem plena confiança de que os profissionais técnicos e tecnólogos, mais uma vez, farão enorme diferença no combate à pandemia. Colocamo-nos à disposição das instituições e autoridades nacionais para auxiliar no enfrentamento dessa crise mundial, com a certeza de que a prevenção é nossa principal ferramenta.

E parabéns a todos os profissionais da saúde que merecem todo o nosso respeito e gratidão por estarem na linha de frente dessa batalha.

Clique para Download – Nota de Esclarecimento aos profissionais da radiologia sobre a COVID

 


COMUNICADO

Em respeito às medidas de segurança adotadas tanto pelo governo federal quanto pelos governo estadual e municipal, a fim de evitar a propagação do coronavírus (COVID-19) entre a população em geral. Diante desse cenário, o CRTR17a região e sua delegacia em Teresina funcionará em horário especial (das 13:00 as 17:00 hs) para atendimento presencial (com agendamento prévio) a partir do dia 16 de abril até segunda ordem.

Os serviços de inscrição, cancelamento, negociação de anuidade, emissão de certidão de regularidade, bem como os demais serviços, poderão também ser realizados por e-mail e telefones (convencional, celular e watsapp).

Para maiores informações acesse nossos contatos abaixo:

E-MAILS

atendimento@crtr17.gov.br
informática@crtr17.gov.br
secretaria@crtr17.gov.br
fiscalização@crtr17.gov.br

FONES

(98) 3221-0016
(98) 98608-0926

Clique para Download – Comunicado