RETORNO DAS FISCALIZAÇÕES IN LOCO NOS MUNICÍPIOS

A atividade fiscalizatória “in loco” é primordial, pois apenas através desse trabalho, é que conseguimos combater o exercício ilegal.

Fiscalizar os estados do Maranhão e Piauí, que conta com 446 (quatrocentos e quarenta e seis) municípios uma área territorial de 583.512, 489 km², não é tarefa fácil. Nossos fiscais enfrentam péssimas condições de trajetos.

No mês de agosto iniciamos os trabalhos da fiscalização in loco, sendo estes, a princípio nas capitais do MA e PI que, desde então, estavam sendo realizadas de forma remota desde a pandemia (COVID-19).

Para o presidente da Coordenação Regional de Fiscalização (COREFI), TR. Emizael dos Santos Sousa, a fiscalização mostrou o comprometimento do Conselho em abranger o maior número possível de unidades com serviço radiológico. “Esse trabalho em equipe reforça ainda mais o compromisso que temos com a sociedade e com o profissional”, ressalta.

Responsáveis pelo cumprimento dos roteiros, os agentes fiscais do CRTR-17, Hellen Andrade, Carlos Pacheco e Mikaela Portela. visitaram 69 estabelecimentos neste trimestre. “Em nosso trabalho, nos deparamos com profissionais elogiando o ato fiscalizatório no combate as irregularidades. Além de verificar o exercício ilegal da profissão, também oferecemos orientações, tiramos dúvidas e averiguamos o cumprimento dos direitos dos profissionais”, explanam.

Como resultado, é possível garantir a integridade dos profissionais e dos pacientes, certificando se as unidades de saúde estão devidamente regulamentadas para oferecer os serviços de radiodiagnóstico adequados.

Confira, a seguir, os municípios fiscalizados:

PIAUÍ: Teresina, Oeiras, São Francisco do Piauí, Flores do Piauí, Itaueira, Guadalupe, Landri Sales, Uruçuí.

MARANHÃO: São Luís, Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, Chapadinha, Brejo, Santa Quitéria do Maranhão, São Bernardo, Tutóia e Paulino Neves.