PALAVRA DA PRESIDENTE CRTR 17ª REGIÃO

Há 127 anos, Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios X. Há 37 anos, nossa profissão foi regulamentada. O primeiro fato histórico constitui a maior descoberta da humanidade e o segundo, o ponto mais importante da nossa trajetória no Brasil.

 08 de novembro de 2022, comemoramos a vida e o trabalho daqueles que, assim como eu, escolheram a Radiologia como profissão. Quem decide por esse caminho, muitas vezes, já encontrou na dedicação ao próximo uma vocação, antes mesmo de ingressarem em um curso de Radiologia. Há também aqueles que, ao longo da trajetória, foram descobrindo, aos poucos, o amor por este ofício. Mas seja lá qual a maneira que você chegou até aqui, de uma coisa eu tenho certeza: você jamais imaginaria a grandiosidade dos desafios que encontraria na jornada, especialmente quando falo dos últimos anos.

 A Radiologia tem a característica de ser imprescindível em inúmeros campos da área da saúde e da sociedade de um modo geral – salvando vidas direta e indiretamente. Ao longo dos últimos dias, tentamos homenagear diversos setores dentro desse espaço valioso que são as aplicações das Técnicas Radiológicas. Em cada um deles, trabalham profissionais que se dedicaram e enfrentaram o maior desafio de suas vidas, em tempos de crise.

Mesmo em um trabalho de alto risco, perdendo companheiros de jornada… O que vimos foram heróis e heroínas dedicados, que traziam o símbolo de radiação no ombro e no peito. Símbolo este que, nos jalecos, não significavam perigo, mas sim esperança de que a saúde fosse reestabelecida.

Reconheça o teu valor e não abaixe a cabeça, você só tem a crescer. (Nós confiamos no aperfeiçoamento e profissionalização da sua técnica permanentemente).

Aos que honraram o nosso juramento profissional, foram imbatíveis e fizeram história, a nossa mais sincera homenagem e agradecimento.

Parabéns, profissionais das técnicas radiológicas, vocês são o que temos de mais valioso.

Saudações Radiológicas,

Presidente.

TR. Marly Lima Pereira