IEPTB-MA firma convênio com Conselho Regional de Técnicos em Radiologia

Buscando aprimorar as ferramentas de recuperação de créditos extrajudiciais, é que o Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 17ª Região – MA/PI (CRTR 17ª Região MA/PI) firmou, na última quinta-feira (22/03/2018), convênio com Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Maranhão (IEPTB-MA).

A celebração ocorreu no gabinete do Conselho com a presença de Wellington Miranda Carvalho, diretor presidente do CRTR 17ª Região MA/PI; José Fernando Teixeira Freire, diretor secretário do CRTR 17ª Região MA/PI; José Messias Brito de Almeida, diretor tesoureiro do CRTR 17ª Região MA/PI e Dêvide Bernando Brandão, advogado do CRTR 17ª Região MA/PI. Além de Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB/MA e Alesson Mendes, responsável pelos convênios do Instituto.

O convênio tem como objetivo a disponibilização de uma plataforma tecnológica, denominada Central de Remessa de Arquivos do Maranhão (CRA-MA), que permitirá a apresentação das Certidões de Dívida Ativa (CDAs)do Conselho para protesto.

Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA, destacou que vários conselhos regionais, empresas e órgãos públicos já utilizam o protesto de títulos e documentos para buscar mais efetividade na recuperação de créditos. “Nesses quase 3 anos de operação da CRA-MA, me média, cerca de 55% das dívidas encaminhadas a protesto são resolvidos em até 3 dias úteis, um índice bastante acima do conseguido pela via judicial.”, destacou.

O protesto extrajudicial é ato formal e solene que prova a inadimplência e o descumprimento de obrigações documentadas, traduzindo-se em meio capaz de coibir o descumprimento da obrigação, constituindo-se alternativa célere e eficiente para recuperação de créditos e fixação do termo inicial dos encargos.

Além da recuperação de créditos em todo o território maranhense, o convênio gozará do benefício do Provimento nº 21/2015, da Corregedoria Geral de Justiça – CGJ, cabendo ao devedor o pagamento dos emolumentos devidos pela apresentação do título.

Fonte: Protestoma – Notícia