Dia do Profissional das Técnicas Radiológicas

Estamos em um momento importante de nossa profissão. Temos que assegurar a nossa valorização profissional que passa hoje por grandes transformações tecnológicas impulsionando uma necessidade na busca de conhecimento maior e de dispositivos legais que possam ratificar nossas conquistas.

Todo cidadão já passou ou conhece alguém que já se submeteu a um exame de diagnóstico por imagem. Seja na área da saúde, ou na inspeção e segurança como portos e aeroportos ou repartições públicas, tiveram seu interior investigado através desse trabalho de visualização. É um serviço de extrema necessidade para a humanidade.

E a sociedade tem que ficar atenta porque para se obter determinadas imagens, se usa métodos invasivos como a radiação ionizante.

Temos que chamar a atenção da sociedade para que observe e cobre na hora de se submeter a esse tipo de procedimento. É importante verificar se esse profissional está habilitado e capacitado para o manuseio desses equipamentos – se é um Tecnólogo ou um Técnico em Radiologia.

Esses profissionais recebem conhecimento teórico e prático tanto em nível técnico como superior, para desempenharem seus trabalhos com eficácia e principalmente com segurança sem causar dano à sociedade.

Esses profissionais são amparados por leis federais e o CRTR 17ª Região com jurisdição nos estados do Maranhão e Piauí está cada vez mais empenhado em coibir o exercício ilegal dessas práticas.

Portanto, estamos todos de parabéns por mais essa data (08 de novembro) e que possamos continuar com esse trabalho tão importante dentro da sociedade para que a mesma possa ficar tranquila quanto ao seu atendimento por estes profissionais das Técnicas Radiológicas.

Saudações radiológicas e parabéns a todos!