Avanços pessoais

Estamos no mês de novembro, mês que se comemora o dia do profissional das técnicas radiológicas. Dia 08 é um dia especial para a nossa profissão. E temos motivos de sobra para poder festejar uma data que destaca um profissional de uma área da saúde que talvez seja a mais importante e/ou indispensável no tratamento de doenças que assolam nossa humanidade.

A radiologia hoje é considerada uma área de um estabelecimento de saúde mais requisitada por uma equipe multidisciplinar. E penso que foi a área que mais evoluiu tecnologicamente justamente por se trabalhar com aquisição de imagens.

Hoje temos uma visibilidade muito grande dentro da sociedade por conta dessa evolução tecnológica, visto que os equipamentos para obtenção dessas imagens saíram de um serviço braçal para meros teclados digitais, intensificando a qualidade e a velocidade desses diagnósticos.

E o profissional que executa esse trabalho, como fica? Ele não fica. Ele evolui também dentro de um espaço que só a informatização oferece. E pra essa evolução ele precisa tá atento com a capacitação que esses equipamentos exigem.

A todo o momento estamos fazendo escolhas em nossas vidas, tanto no lado pessoal como na profissional. E essas escolhas são subjetivas e inerentes a cada um de nós. E o que nos impulsiona a ter que tomar essas atitudes é simplesmente o ato de vivenciar o momento.

Não podemos olhar o tempo passar e perceber que o mundo mudou e continua mudando ao nosso redor. Não podemos simplesmente exercer uma apatia diante de tudo que está acontecendo.

E nossa área da radiologia faz essa provocação. Achamos lindo e maravilhoso esses avanços na imagem radiográfica e às vezes esquecemos que somos nós que produzimos esses suspiros.

É certo que muitas profissões daqui a alguns anos vão desaparecer, assim como é certo que outras irão surgir. E tudo por conta de uma evolução tecnológica.

É aí que entra a nossa evolução pessoal – a grandeza de perceber o caminho tem que ser percorrido junto com a tecnologia sem esquecer da humanização que ela carece. E o profissional das técnicas radiológicas tem que evoluir sempre justamente para que suas escolhas mão sejam irrelevantes. Acompanhar essa evolução é fazer valer o seu bem estar pessoal e proteger o seu espaço. E você não quer com certeza fazer escolhas erradas.

Parabéns a todos nós e que tenhamos sempre essa vontade de fortalecer nossa profissão.