Abril Azul

O mês de Abril é para os profissionais da saúde o mês da conscientização sobre o autismo, O autismo – o nome técnico oficial é Transtorno de Espectro Autista (TEA) – é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restritivo e movimentos repetitivos).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são autistas. As causas não são totalmente conhecidas, porém, estudos apontam evidências de predisposição genética e ambientais.

O diagnóstico é clínico e pode ser realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e entrevistas com os pais ou cuidadores.

É de extrema importância iniciar o tratamento o mais rápido possível, pois quanto antes começarem as intervenções, maiores são as possibilidades de melhorar a qualidade de vida de quem possui autismo e, assim, obter um melhor desenvolvimento pessoal e profissional.

A Diretoria do CRTR 17 assevera que os profissionais das técnica radiológicas são sensíveis à esta causa, recebemos muitos pacientes autistas e temos a percepção da importância dessa conscientização sobre o autismo na nossa sociedade. A Presidente Myriam Lins concluí dizendo: “ter consciência é fundamental para entender o olhar do outro frente as diferentes posições do mundo, faça sua parte.”